Bourgogne

Não dá para falar de bons vinhos sem falar da França. Não dá para falar da França sem falar da Bourgogne. E, não dá para falar da Bourgogne sem se emocionar.

A Bourgogne é considerada pelos amantes dos grandes vinhos a mais apaixonante região vinícola da França, talvez até do mundo. É também a mais desafiadora. O amor pelos vinhos dessa incrível região é inevitável, mas nem sempre acontece à primeira vista, ou melhor, ao primeiro gole. A classe, a complexidade e a elegância de seus tintos e brancos precisam ser exploradas com paixão, para serem verdadeiramente compreendidas e apreciadas. É por isso que dizem que a Bourgogne é território para iniciados e connaisseurs.

Seus vinhos são carregados de emoções que nos invadem os sentidos. A misteriosa alquimia provocada pela combinação de uvas, solo e clima se expressa em vinhos únicos e sublimes. Mas essa emoção também vem do peso histórico de alguns produtores e vinhedos – grandes nomes envolvidos por uma atmosfera quase mítica.

Bourgogne é simbolizada pelas duas uvas mais admiradas do mundo: a Chardonnay, rainha das uvas brancas, e a frágil e delicada Pinot Noir. Hoje, a região é um verdadeiro quebra-cabeça geológico e humano. São 100 denominações para quase quatro mil produtores, resultado de séculos de história que dividiram e identificaram os melhores vinhedos. Basicamente podemos classificar os vinhos da Bourgogne (tanto brancos como tintos) em 4 categorias: Denominações Regionais, Denominações Comunais, Premier Cru e Grand Cru.
De Chablis ao norte, a uma hora de Paris, até Mâcon ao sul, a uma hora de Lyon, a atividade vinícola se espalha por cinco grandes vinhedos, exprimindo caráter e personalidade únicos em cada garrafa.

Nesse mês, a World Wine está com uma ação promocional focada specificamente nessa apaixonante região. Se quiser saber mais, clique aqui para baixar o catálogo completo.



Fonte: Onne a Day

Nenhum comentário: