Decorando com Feng Shui

Com pelo menos três mil anos de existência, o Feng Shui é uma arte chinesa que harmoniza o ambiente e traz prosperidade e boa sorte através da combinação dos Cinco Elementos da Astrologia chinesa (Madeira, fogo, água, terra e metal) e do equilíbrio dos opostos Yin e Yang.

É inegável que um ambiente decorado com bom gosto nos causa sensação de conforto. Isso é a busca do ser humano pelo belo, mas o Feng Shui atribui esse bem-estar à forma como energias opostas (Yin e Yang) se distribuem e circulam pelo ambiente.

Dessa forma, o segredo está em harmonizar essa energia por toda casa, conduzindo-lhe à felicidade e ao sucesso na vida pessoal e profissional. Essa é a arte do Feng Shui: canalizar boas vibrações para você conquistar seus sonhos.

Confira algumas dicas para decorar o seu lar com a filosofia do Feng Shui:

Um quarto relaxante...

- Se estiver em fase de muito sono e falta de disposição, use cores quentes como cenoura suave ou tons de laranja para dar ânimo.
- Evite janelas muito tempo abertas durante o dia, que cheguem a bater portas, pois não são positivas. Se a janela dá para um local onde venta muito, coloque um sininho de vento.
- Em quartos de casal, tome cuidado com o vão sem porta, pois isso significa falta de privacidade, podendo atrair outros parceiros.
- Não é bom que a cama de solteiro fique com os pés virados para a porta, pois o movimento de abrir e fechar deixa o local menos tranqüilo. Coloque a cama na parede contrária à porta.
- Se a parede da cama tiver um banheiro, troque-a de lugar, pois, normalmente, a energia de banheiro é muito gelada e pode tirar a tranqüilidade do sono.
- O mínimo de distância entre a cabeceira da cama e qualquer objeto eletrônico é de 1,20 metro.
- É bom que a cabeceira da cama seja de madeira e não haja estantes em cima da cabeça.
- Evite livros de histórias trágicas no criado-mudo.
- O criado-mudo é um local muito importante, que determina a qualidade de sono da pessoa. Não deixe coisas esquecidas lá, evite remédios e deixe o móvel o mais leve possível. Ter um quartzo transparente no criado-mudo traz clareza mental.


Banheiros

- Para harmonizar os banheiros de suíte, coloque um cristal facetado na porta e evite deixá-la aberta durante a noite.
- Uma planta no banheiro é muito positiva. As que se adaptam bem ao banheiro: zamioculca e jibóia.
- A planta deve estar de acordo com a área em que o banheiro está: se for uma área de relacionamento, não se pode colocar uma planta que tenha espinhos, por exemplo.


Salas

- Ambientes sociais pedem cores aquecedoras, que deixam as pessoas mais falantes, como os tons de amarelo, cenoura, goiaba e terra.
- É importante, no posicionamento dos móveis, que as coisas estejam de frente para as portas, para que as pessoas tenham o domínio do ambiente.

Cozinha

- É um dos lugares mais importantes da casa, onde a família se alimenta, por isso não se deve levar estranhos neste cômodo.
- Evite que a porta da cozinha fique sempre aberta. Se não tiver jeito, por parte prática, coloque um sino de bambu no centro da porta, para diminuir a dispersão de energia.
- Tenha algo preto na cozinha, colocado no lado sul para auxiliar a trazer recursos através do trabalho. Para atrair boas energias, pode-se escrever uma frase atrás desse quadro: 'Atraio circunstâncias positivas para minha carreira' ou 'A cada dia encontro o caminho em direção à minha verdadeira missão'.
- É importante usar o fogão a gás, pois a energia do fogo é importante para a casa.
- Deixe um manjericão dividindo fogão e pia, para equilibrar a energia do fogo e da água, que são contrários.
- Quem cozinha não deve ficar de costas para a porta porque precisa ter o domínio do ambiente. Uma dica é colocar espelhos decorativos na cozinha quando o fogão já está instalado em um local que não dá para mudar.
- Facas e outros objetos cortantes na área de relacionamentos da cozinha são negativos e devem dar lugar a coisas mais leves como um quartzo rosa ou outros utensílios que não passem a idéia de agressividade.

Harmonia para todos os cantos

- Não tenha muitos objetos de mesma cor na casa.
- Cada ambiente vibra de uma determinada forma, de acordo com a atividade exercida no local. As cores das paredes devem favorecer aquilo que a pessoa vai fazer ali. Em um escritório, onde é preciso criatividade e disposição, escolha as cores amarela suave e verde.
- Cores muito escuras cansam o estar, por isso, devem ser usadas em uma única parede.
- É importante que a entrada da casa tenha uma luz forte, para que os visitantes vejam onde estão entrando.


Fonte: Criativa e Abril Notícias





Nenhum comentário: