Chá de Infusão

O verdadeiro chá é a infusão das folhas ou botões da planta Camellia sinensis, preparada com água vervente. As várias qualidades de chá dependem de onde a planta foi cultivada assim como do tratamento a que as folhas colhidas são sujeitas.

Os graus de fermenteção vão desde os muito fermentados, o chá vermelho e preto até aos não fermentados, o chá verde e branco.

No Brasil há uma casa especializada em Chás, a Loja do Chá Tee Gschwendner que tem lojas no Shopping Iguatemi em São Paulo e no Shopping Moinhos, em Porto Alegre.

Lá, os amantes do chá podem experimentar 37 opções da bebida no espaço anexo à loja, num lugar super agradável com mesinhas e um cardápio de doces e salgados de encher a boca d´agua.

A loja também oferece versões em drinks elaboradas com os chás da marca, como o Cachaça Grey, que combina o clássico chá preto Earl Grey com licor de pinga. Quitutes típicos da Alemanha acompanham as bebidas.

Pesquisando o Blog
http://gourmandisebrasil.blogspot.com , descobrimos que um dos moderadores do Blog teve uma aula com a especialista em chás e representante da marca Tee Gschwendner, Carla Saueressig.

Ela contou que normalmente se utiliza, em chás de qualidade, apenas as duas folhas mais tenras das pontas.Assim como o vinho obedece critérios de terroir. O rendimento médio para a confecção de chá é de 3kg fresca para 1kg de seca. É preferível utilizar a "água mole", ou seja, com poucos minerais para extrair o verdadeiro (sem interferência) sabor/aroma de cada chá - entre as nacionais aconselha-se a Prata e entre as importadas (no Brasil) a Panna.

Uma coisa muito importante. A utilização de sachê (em chá ou café) acarreta duas grandes desvantagens: não vemos a qualidade da folha (se está inteira) e um problema pouco comentado, que é a utilização de cloro no "branqueamento" do papel utilizado no sachê (além de alterar o sabor, é cancerígeno!)

As fotos abaixo são de chá de flores. Mergulhadas na água quente os botões se abrem e, além de um delicioso chá se transforma em um lindo enfeite de mesa.

Nenhum comentário: