Dica Círculo - Bordadar Ponto Cruz

Bom dia!!!

Hoje mostrar algumas dicas para bordar o ponto cruz, uma técnica de bordado que nós achamos linda!!


Informações para bordar ponto de cruz:

Dê preferência aos tecidos de trama regular, cujos furinhos, visualmente formam um quadrado perfeito, para evitar a deformação do motivo a ser bordado. Verifique também se os fios que compõem a trama são claramente visíveis para facilitar a contagem dos pontos. Para iniciar um bordado de ponto de cruz em tecido cortado (etamine ou cânhamo por exemplo.), verifique se o tecido foi cortado seguindo a trama do fio, para que o acabamento na bainha fique reto.

Antes de iniciar o bordado, alinhave as bainhas para não desfiar. Você pode fazer a bainha de seus trabalhos com pontos invisíveis, para ficar mais delicado e bonito. Depois de acertar as beiradas do tecido, marque o centro com pontos de alinhavo usando fio colorido. Conte os pontos do gráfico escolhido e marque o espaço que o mesmo vai ocupar no tecido. Comece a bordar a partir do centro do motivo.

Observe para que todos os pontos sejam bordados para o mesmo lado. Para um melhor resultado no visual do seu trabalho, borde todos os pontos com a mesma tensão. Não aperte muito o ponto, pois isto causará ondulações no tecido ao redor do bordado. Lave as mãos freqüentemente durante o trabalho. A gordura natural das mãos pode sujar os fios de bordar e o tecido. Quando começar a bordar, evite fazer nós no verso. Segure a ponta do fio com os dedos pelo lado de baixo do tecido e cubra-o com os pontos de bordado seguintes.

Para finalizar um fio, passe a agulha por alguns pontos bordados, pelo lado de baixo, puxe o fio e corte rente ao tecido. Se o fio de bordar ficar torcido, segure o seu trabalho no ar, e deixe a agulha pendurada para o fio se distorcer. Evite cruzar fios da mesma cor de uma área para outra, no verso do trabalho; para ficar um trabalho mais limpo, arremate o fio e comece novamente na outra área.

Se você errar alguns pontos, faça a correção logo que perceber o erro. A melhor maneira de desmanchar um bordado, é tirar o fio da agulha e desfazer cuidadosamente, ponto por ponto, com o auxílio da própria agulha. Quando bordar o tecido para colocar em quadro com vidro, sugerimos lavar o trabalho antes de emoldurar. A gordura que passa das suas mãos para o trabalho, com o tempo poderá manchá-lo.

Um comentário:

Sonhos de Crochê disse...

Oi minhas amigas!
Que maravilha ,pois sempre quiz fazer um bolero desses pra mim.Pois aqui no Nordeste, a noite em algumas cidades a temperatura cai um pouco em relação com a do dia.
Meu manequim é 42.Se você tiver algum modelo,te agradeço desde já a gentileza.
Uma boa quinta-feira.
bjs
Mary Nilva