Dica Círculo - Fazendo Tricô e Crochê

O bom resultado na confecção de uma peça em tricô ou crochê exige alguns cuidados. Leia atentamente toda a receita antes de iniciar o trabalho. Elas estão escritas na ordem seqüencial de confecção e os esquemas mostram as formações de cada peça, com suas medidas. Os gráficos mostram de forma simplificada como trabalhar os pontos, já que em muitos casos as explicações se tornariam muito longas e difíceis de serem seguidas.

Os gráficos são acompanhados de legenda, com os símbolos e sua significação. Faça a amostra, seguindo atentamente as instruções, para verificar a tensão de seu ponto. Caso não seja feita a amostra, você poderá ter como resultado uma peça excessivamente grande ou pequena demais. Faça os pontos e carreiras indicadas na receita e verifique as medidas. Coloque a amostra naturalmente sobre a mesa, sem que esteja esticada ou franzida. Se você obteve uma amostra menor, seu ponto é apertado, use agulhas mais grossas.

Se obtiver uma amostra maior, seu ponto é frouxo e você deve usar agulhas mais finas. Faça novamente a amostra até obter o resultado igual ao indicado na receita. Recomendamos também, verificar se todo o fio necessário para a confecção da peça escolhida é da mesma, partida (lote), para não dar diferença de tonalidade. Verifique sempre o n° marcado no rótulo do novelo.

Nenhum comentário: